Entrega de Certificados de Batismo
nas águas
Todas que se
batizaram no último domingo, dia 10/11, tiveram a oportunidade de receberem o
Certificado de Batismo na quinta-feira, 14/11, no culto da Reunião do
Fortalecimento Espiritual – que aconteceu na sede da Associação do Machado.
Miss. Damares entregando o Certificado a Erenildes |
Dany e Mikaelly exibindo o Certificado |
pr. Carlos entregando o Certificado a dona Maria (mãe) |
Pr. Carlos entregando o Certificado a Márcia |
Que Deus continue abençoando a vida de todas elas em nome de Jesus
Domingo, foi dia de batismo nas águas.
Na manhã de domingo, 10/11, os convertidos Maria
de Jesus Santos, Márcia Vieira dos Santos, Erenildes dos Santos, Mikaelly Andria Alves Santos e Dany Josiely dos Santos depois de
uma pregação e preparação sobre o batismo resolveram se batizarem nas águas. o
pastor Carlos pregou sobre o Batismo de Jesus Cristo, descrito no
livro de Mateus 3:13-17, depois explicou sobre a forma do batismo e quem
pode se batizar. Após isso, as cinco pesoas que se candidataram ao
batismo responderam algumas perguntas tais como se elas “confessam o Senhor Jesus como
Salvador e Senhor de suas vidas”;
que “declaram
que a partir do batismo tornar-se-ão em uma nova criatura”; que “a
palavra de Deus, a Bíblica sagrada é a única regra de fé e de prática para elas”;
que “Jesus
morreu, ressuscitou ao 3º dia e que está sentado a direita do Pai e esta
intercedendo por elas”. Essa e outras perguntas foram respondidas pelas
candidatas e mediante a confissão delas, o pastor Carlos batizou em nome do Pai,
do Filho e do Espírito Santos.
Clique no link ao lado para acessar a matéria completa... Batismo
nas águas, dia 10 de Novembro de 2019
Veja abaixo todas as fotos do Batismo
CERTIFICADO DO BATISMO
Todos
que se batizarão no Domingo, dia 10/11, receberão esse lindo certificado de
batismo para mostrar o dia que foi batizado e ficar nos arquivos
Batismos nas águas
Nesse domingo,
dia 10, estaremos batizando mais de cinco pessoas que se converteram e estão
decididas a seguir Jesus. Elas estão sendo instruídas sobre a importância do
batismo nas águas e estão conscientes do compromisso e da responsabilidade que
tomarão.
São pessoas
que foram tocadas pelo Espírito Santo e se renderam aos braços do nosso Senhor
Jesus. Neste domingo será um dia especial!
O local e
horário ainda estão sendo providenciados...
O Batismo na visão do Pastor Carlos I
Atos 2.38, “E disse-lhes
Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo,
para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”
O batismo é para todos os
que almejam uma vida íntima com Deus, mas para isso é preciso cuidar-se, pois
só entrará nos céus a pessoa que crer no Senhor Jesus e enquanto vida tiver
nessa terra ir buscando a santificação, ou seja, o que ir se arrependendo de
cada mal cometido, ir se arrependendo de cada coisa errada que fez procurando não
fazer mais e tudo aquilo que achar que é errado, procurar não fazer. Por isso
que a Bíblia está dizendo “Arrependei-vos primeiro, para quando for batizado
esses pecados caírem por terra e a pessoa ser livre de toda maldição. Quando a
pessoa se arrepende, Deus perdoa todos os pecados e assim, essa pessoal fica
pronta para se batizar.
O importante é entender que
a pessoa está arrependida do que faz, mesmo que ainda não deixou de praticar
atos pecaminosos. Deus está vendo a luta de cada um e sabe quem está
arrependido, ou está se arrependendo do que faz de errado.
O Batismo é pra você... O
Batismo é pra quem deseja ser salvo, mas não é propriamente dito que só o
batismo levará a Salvação, o Batismo é um dos caminhos que Jesus mostrou quando
se batizou que levará a Salvação, portanto, é preciso está batizado, mas é
preciso crer que Jesus é o Senhor da sua vida. Renunciar é a principal prática
para buscar o Batismo nas águas.
Batismo nas Águas
O que é o batismo nas águas? Por que o fazemos? Como deve ser
ministrado, quando e para quem? Quero ensinar um pouco acerca desta prática
cristã…
É
UMA ORDENANÇA DE JESUS
O batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que
n’Ele crê:
“Ide, portanto, fazei discípulos de
todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo”
(Mateus 28.19)
SELO
DA FÉ
O batismo deve ser visto como um selo da justiça que vem pela
fé, e evidentemente deve seguir a fé, como determinam as palavras finais de
Jesus que se encontram registradas no evangelho de Marcos:
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e
pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem,
porém, não crer será condenado” (Mc 16.15,16).
Esta é a razão porque não batizamos e nem tampouco validamos o
batismo de crianças; é necessário crer primeiro e então se batizar. Obedecemos
o princípio bíblico de consagrar os filhos ao Senhor, mas só os batizamos
depois que puderem crer e professar sua fé.
É A
CIRCUNCISÃO DO CORAÇÃO
No Velho Testamento, os judeus tinham como selo de sua fé a
circuncisão; no Novo Testamento a circuncisão foi suprimida, sendo vista
simbolicamente no batismo:
“Nele
também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do
corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados juntamente
com ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados pela fé no poder de
Deus, que o ressuscitou dentre os mortos” (Colossenses 2.11,12)
Hoje, esta circuncisão acontece no coração (Rm 2.28,29), e Paulo
a relaciona com o batismo.
O
BATISMO NÃO SALVA, MAS ACOMPANHA A SALVAÇÃO
O batismo não salva ninguém. Jesus disse que quem crer (e for
batizado por crer) será salvo e quem não crer será condenado; note que ele não
disse “quem não for batizado será condenado”, mas sim “quem não crer”.
O batismo segue a fé que
nos leva à salvação, mas ele em si não é um meio de salvação. Que o diga aquele
ladrão que foi crucificado com Cristo e a quem Jesus disse que estaria com ele
ainda aquele dia no paraíso (Lc 23.39 a 43); ele somente creu e nem pôde ser
batizado, mas não deixou de ser salvo por isto. O batismo, portanto, não salva,
mas nem por isso deixa de ser importante e necessário; aquele ladrão não tinha
condições de passar pelo batismo, mas alguém que crê deve obedecer à ordenança
de Cristo e ser batizado, caso contrário estará em deliberada desobediência a
Deus, o que poderá impedir-lhe de entrar para a vida eterna.
Podemos dizer que o
batismo é parte do processo de salvação, mas não que ele em si salve; o
apóstolo Pedro escreveu o seguinte acerca do batismo:
“não sendo a remoção da imundícia da
carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio de Jesus
Cristo” (1 Pe 3.21).
É
UMA IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO
O batismo tem um significado; além de ser um testemunho público
da nossa fé em Jesus, ele fala algo. Na verdade é o meio através do qual
externamos que tipo de fé temos depositado em Jesus Cristo.
Quando falamos sobre a fé
em Jesus, não nos referimos a crer que Ele EXISTE; é mais do que isto! A
maioria das pessoas crêem que Jesus existe mas não entendem o que Ele FEZ. São
duas coisas completamente diferentes; o que nos salva da perdição eterna e da
condenação dos pecados é a obra de Cristo na cruz em nosso lugar. Ao morrer na
cruz, o Senhor Jesus não morreu porque mereceu morrer; pelo contrário, como
justo e inocente, Ele nos substituiu, sofrendo o que nós deveríamos sofrer a
fim de que recebêssemos a salvação de Deus.
Há dois elementos básicos
na fé que nos salva: identificação e apropriação. É importante entender cada um
deles dentro do simbolismo do batismo.
Identificação é
o aspecto da fé que nos faz ver que Jesus assumiu a nossa posição de pecado,
para que assumíssemos a posição de justiça d’Ele (2 Co 5.21). A Bíblia declara
o seguinte: “Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com
Cristo, em Deus” (Cl 3.3). Quando Deus nos olha, ou Ele nos vê sozinhos em
nossos pecados, ou nos vê através de Jesus Cristo, que já pagou por eles.
A fé nos coloca com Jesus
na cruz, crucificados com Ele; nos coloca no túmulo, sepultados com Ele; nos
coloca ainda nos céus, à direita de Deus, ressuscitados com Cristo! É quando
nos vemos n’Ele, entendendo o sacrifício vicário do Filho de Deus, que passamos
a ter direito ao que Cristo fez; esta é a hora do segundo passo: apropriação.
Apropriação é
o aspecto da fé que torna meu aquilo que já vi realizado em Jesus. É quando
entendemos que não somos salvos pelas obras, mas sim pela graça, mediante a fé
e nos apropriamos disto. Paulo escreveu a Timóteo e lhe disse: “toma posse da vida eterna” (1
Tm 6.12).
O batismo, é o nosso
testemunho da identificação com Cristo; ele revela não apenas que eu tenho fé,
mas que tipo de fé eu tenho. Veja o que as Escrituras dizem:
“Ou, porventura, ignorais que todos os
que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois,
sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi
ressuscitado dentre os mortos para a glória do Pai, assim também andemos nós em
novidade de vida” (Romanos 6.3,4).
Quando imergimos alguém na água, estamos simbolicamente
declarando que esta pessoa foi sepultada com Jesus, e ao levantarmos esta
pessoa das águas, estamos reconhecendo que ela já ressuscitou com Cristo para
viver uma nova vida. Portanto, o batismo é onde reconhecemos que tipo de fé
temos; uma fé que se identifica com Cristo e sua obra realizada na cruz.
QUEM
PODE SE BATIZAR?
Para quem é o batismo? A explicação anterior responde esta
indagação: para todo aquele que se identifica pela fé com o sacrifício de
Cristo na cruz. Depois de ter reconhecido por fé a obra de Cristo, quando a
pessoa passa a estar apta para o batismo? Quanto tempo ela tem que ter de vida
cristã para poder se batizar?
A Bíblia responde com
clareza estas questões. Em Atos 8.30 a 39, lemos acerca do primeiro batismo
cristão apresentado em maiores detalhes na Bíblia. Neste texto, temos um modelo
para a forma de batismo, e ali vemos que já na evangelização o batismo era
ensinado aos novos convertidos, o que nos faz saber que ninguém deve demorar
para se batizar após ter feito sua decisão de servir a Jesus.
Além disso, vemos também
qual é o critério para que alguém se batize; quando o etíope pergunta: “Eis
aqui água, que impede que eu seja batizado?” a resposta de Felipe vem trazendo
luz sobre o requisito básico para o batismo: “É
lícito, se crês de todo coração” (At 8.36,37).
Quando a pessoa foi
esclarecida sobre a obra (e não só a pessoa) redentora de Jesus Cristo, e crê
de todo o coração (sem dúvida acerca disto), ela está pronta para ser batizada.
QUANDO
SE BATIZA O NOVO CONVERTIDO?
Não há data estabelecida, somente os critérios que o recém
convertido deve apresentar. No caso de Filipe e o etíope, foi bem rápido!
COMO
SE BATIZA?
A palavra “baptismos” no grego significa: “imergir; mergulhar;
colocar para dentro de”. No curso da história, por várias razões, apareceram
outras formas de batismo, como aspersão e ablução (banho); entretanto, como o
batismo é uma identificação com Cristo em sua morte e ressurreição, e é
exatamente isto que a imersão significa, não praticamos outras formas de batismo.
Quando Felipe batizou o
etíope, eles pararam em um lugar onde havia água. A Bíblia diz que ambos
entraram na água (At 8.38,39). Certamente aquele eunuco viajava abastecido com
água potável; se fosse o caso de praticarem a aspersão havia água suficiente naquela
carruagem para isto, mas batizar é imergir! Não foi à toa que João Batista se
utilizou do rio Jordão para batizar. Depois, mudou o local de batismo para
Enom, perto de Salim, e razão para isto é descrita pelo apóstolo João em seu
evangelho: “porque havia ali muitas águas” (Jo 3.23).
Não há lugar específico
para o batismo. Em nosso templo temos um batistério, mas também batizamos em
rios, piscinas, e onde houver água suficiente para a imersão…
Além da água, é necessário
alguém que ministre o batismo ao novo-convertido, uma vez que não existe
auto-batismo na Bíblia. E quem pode batizar? Quem tem autoridade para isto? Só
o pastor? Não! A ordenança de Jesus é clara: “Ide, portanto, fazei discípulos
de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito
Santo”(Mt 28.19).
Jesus mandou fazer
discípulos e depois batizá-los. A ordem já subentende que quem faz o discípulo
tem autoridade para batizá-lo. Felipe era apenas um diácono, fazendo o trabalho
de evangelista; não era o pastor de igreja nenhuma, e batizou!
Paulo disse aos coríntios
que não havia batizado quase ninguém entre eles; entendemos que mesmo se
tratando de seus filhos na fé, ele provavelmente tenha passado esta tarefa a
outros cooperadores, que não eram pastores.
Em nossa igreja, os
pastores conduzem o batismo por uma questão de ordem, mas não porque só
pastores possam batizar. Assim como os pastores pregam e isto não quer dizer
que só eles possam pregar, assim também é com o batismo. Num batismo eles podem
chamar o líder de célula ou o discipulador da pessoa para batizar o novo
convertido.
Para muitas igrejas, as
palavras de Mateus 28.19 (“em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo”) são
a fórmula a ser seguida no batismo. Vemos nisto um princípio espiritual,
mostrando a Trindade envolvida no batismo, mas a forma como os apóstolos
obedeceram esta ordem nos dá a entender que eles não viram nas palavras de
Jesus uma fórmula a ser repetida. Por quatro vezes, vemos referências claras ao
nome usado no batismo cristão nas páginas de Atos dos Apóstolos:
“Arrependei-vos, e cada um de vós seja
batizado em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos vossos pecados, e
recebereis o dom do Espírito Santo”. (Atos 2.38)
“Porquanto não havia ainda descido sobre
nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus”. (Atos
8.16)
“E ordenou que fossem batizados em nome
de Jesus Cristo. Então lhe pediram que permanecesse com eles alguns dias”.
(Atos 10.38)
“Eles, tendo ouvindo isto, foram
batizados em o nome do Senhor Jesus”. (Atos 19.5)
Quando Jesus citou o Pai,
Filho, e Espírito Santo no batismo, o fez dizendo que em nome deles se deveria
praticar o batismo, e não repetindo sua frase. “Pai” não é nome, é um título
que indica uma posição; “Filho” também não é nome, é um título que indica uma
posição. Qual é o nome a qual Jesus estava se referindo e que representa a
Trindade na terra? É o Seu próprio nome!
Alguns alegam que batizar
só em nome de Jesus é negar a Trindade, mas para os apóstolos era sinônimo de
obediência à comissão de Cristo. Veja bem, quando expulsamos demônios, fazemos
isto em nome de Jesus (Mc 16.17), mas não quer dizer que o Pai e o Espírito
Santo tenham ficado de fora, pois Jesus disse que expulsava demônios pelo dedo
de Deus (Lc 11.20) e também pelo Espírito Santo (Mt.12.28).
Quando uma pessoa é salva,
é salva pelo nome de Jesus (At 4.12), mas não quer dizer que o Pai e o Espírito
Santo não estejam envolvidos nisto. Da mesma forma, quando impomos as mãos nos
enfermos (Mc 16.18), fazemos isto em nome de Jesus. Quando oramos, fazemos isto
em nome de Jesus (Jo 16.23,24).
O NOME DE JESUS representa
a trindade na terra; por trás dele estão o Pai, Filho e Espírito Santo. Quando
batizamos “em nome de Jesus”, estamos batizando no nome que representa a
Trindade.
Por causa da triunidade de
Deus (um só Deus em três pessoas), sub-entende-se uma “implicitude” da Trindade
no nome de Jesus. Daí, a ser “unicista” (Deus em uma só pessoa) há muita
diferença!
Por Luciano Subirá
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